Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 29/03/2024.
 
 
APRESENTAÇÃO DA FEIRA TAURINA DE ABIUL
APRESENTAÇÃO DA FEIRA TAURINA DE ABIUL
15 de Abril de 2019

Umas das mais importantes feiras taurinas do país

Foram ontem desvendados os cartéis da temporada da praça de toiros mais antiga do país. Em Abiul, pelas 16 horas e 30 minutos, a presidente da Junta desta Freguesia, Maurício do Vale e a Vereadora Ana Gonçalves, procederam à apresentação da temporada.

Este ano, a primeira corrida, sofre a alteração de passar a ser uma noturna. Dia 3 de Agosto, pelas 21h30, Andy Cartagena, Manuel Telles Bastos e Luís Rouxinol Jr., partilham cartel com os grupos de forcados amadores de Montemor, e da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, para lidarem 6 toiros da ganadaria Charrua.

No dia 4 de Agosto, António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol partilham cartel com o matador de toiros Octávio Chacón. Esta é a corrida dos triunfadores da Tertúlia Berço da Tauromaquia, por isso pegam 4 toiros, da Ganadaria Murteira Grave, em solitário, o GFA de Coimbra.

No dia 14 de Agosto, para a tradicional noturna de Abiul, foram anunciados os cavaleiros Filipe Gonçalves, Francisco Palha e David Gomes para lidarem toiros do Vale Sorraia. Para as pegas foram anunciados os grupos de forcados amadores de Lisboa e Coruche.

Todos os toureiros, representantes das ganadarias e representantes dos grupos de forcados, tiveram um tempo de conversa com Maurício do Vale. Todos prometem trazer emoção a Abiul, todos reconhecem a importância desta feira taurina no panorama da tauromaquia nacional, e todos vêm em Agosto com ganas de triunfar:

Estamos prontos para o desafio e prontos para mostrar que merecemos estar cá!” – António Vacas de Carvalho, GFA de Montemor

“Tem tudo para ser uma noite de sucesso” – Álvaro Dentinho, GFA TT Terceirense

“É uma corrida muito especial para mim, foi o último contrato que o Francisco Penedo me arranjou.” – Luís Rouxinol Jr.

“Quero dizer ao meu colega Luísito que aperte as esporas porque eu também vou apertar!” – Manuel Telles Bastos

“Andy Cartagena está pronto para vir triunfar mais uma vez a Abiul” – José Alexandre em representação de Andy Cartagena

“Quero vir na pele de um rapaz novo que está a romper na sua carreira!” – António Ribeiro Telles

“Estamos com ganas de repetir o triunfo este ano!” – Pedro Silva, GFA de Coimbra

É uma corrida muito importante.” – Luís Rouxinol

“A minha vinda este ano está relacionada com os sucessos dos anos anteriores. Ver se é desta que o troféu sai de Pegões e vem para minha casa!” – Filipe Gonçalves

“Os toiros Vale do Sorraia vão trazer emoção, e é isso que realmente faz falta.” – Francisco Palha

“Encaro Abiul com muito prazer e muita responsabilidade. Estou numa fase de arranque e espero estar à altura de Abiul.” – David Gomes

Tenho muita esperança nesta corrida, vão ser toiros agradáveis de tourear!” -  António Ribeiro Telles, como representante da ganadaria Vale do Sorraia.

Enquanto site de informação taurina, o Forcadilhas e Toiros tenta estar no máximo de eventos tauromáquicos que nos é possível. No ano de 2019 já marcámos presença em dois eventos em Abiul, na Entrega de Prémios dos Triunfadores da Tertúlia Berço da Tauromaquia, e ontem, na apresentação da temporada de 2019. Deixa-nos um pouco tristes que o trabalho do site não seja reconhecido, como devia ser, mas ainda assim, sem convite, vamos continuar a fazer as nossas reportagens, a lutar pela festa e a levar a informação de todas as praças a todos os leitores do nosso site. Fazemos isto por amor à festa, não o fazemos por interesse.

Texto e fotos: ANA SILVA