Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 28/03/2024.
 
 
APRESENTAÇÃO DA TEMPORADA DA PRAÇA DE TOIROS DA NAZARÉ
APRESENTAÇÃO DA TEMPORADA DA PRAÇA DE TOIROS DA NAZARÉ
11 de Maio de 2019

Uma temporada diferente e muito aliciante

Mais uma vez, o Forcadilhas e Toiros marcou presença num evento da tauromaquia. Desta vez rumámos ao Sítio da Nazaré para vermos ser desvendada a temporada de 2019 e, aproveitámos para conversar com o Empresário da praça, Rui Bento:

FT: O que espera da Temporada de 2019 na Nazaré?

Rui Bento: Estou à espera daquilo que está a ser o dia de hoje, um dia fantástico, e tudo isto indica que vamos ter uma viragem na Arena da Nazaré, e que começámos desde o primeiro dia a apresentar os carteis com um dia excelente, com as pessoas contentes, que é, em suma, a Nazaré: bom ambiente, boa disposição, e sobretudo ganas de que venham a acontecer durante a temporada grandiosos espetáculos.

FT: Qual é a reação que está à espera de obter das pessoas, quando forem desvendados os cartéis?

Rui Bento: Penso que boa, porque nos cartazes que já estão anunciados, estão presentes maestros, estão presentes cavaleiros de geração intermédia e jovens. É evidente que em cinco cartéis não podem estar todos, fica a feira de Setembro em aberto, não sabemos, pode ser uma corrida mista, uma corrida de triunfadores ou uma novilhada para novos talentos.

Após um pequeno convívio de boas vindas, iniciou-se a sessão de apresentação da temporada. Rui bento confessou que sente um enorme peso da responsabilidade por tomar conta de uma praça como a da nazaré, uma praça com público exigente. Relembrou também os tempos em que toureou nesta mesma praça.

Foram anunciados 5 cartéis, bastante variados:

20 de Julho, pelas 22h15m, António Ribeiro Telles, Filipe Gonçalves e Luís Rouxinol Jr, que lidam toiros da ganadaria Pinto Barreiros. Os Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira e do Aposento da Moita ficam encarregues das pegas. Segundo Rui Bento, esta corrida poderá ser televisionada, e, se tal acontecer, a data irá ser alterada para dia 19 de Julho.

3 de Agosto, pelas 22h15m, será uma corrida de homenagem à Mulher, com as cavaleiras Sónia Matias, Ana Batista, Ana Rita, Cláudia, Verónica Cabaço e Soraia Costa. Pegam os Grupos de Forcados Amadores de Ribatejo, Portalegre e Caldas da Rainha. Os toiros serão da Ganadaria Passanha.

No dia 10 de Agosto, pelas 22h15m, irá ocorrer uma homenagem ao falecido Maestro Joaquim Bastinhas. Repartirão cartel os cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Jr. e Marcos Bastinhas. Pegam os toiros da ganadaria Romão Tenório, os Grupos de Forcados Amadores de Lisboa, do Aposento da Chamusca e de Coimbra.

Para dia 17 de Agosto está agendado um Concurso de Ganadarias, onde participarão as seguintes: Paulino Cunha e Silva, Prudêncio, Manuel Veiga, Brito Paes, São Torcato e Higino Soveral. Para lidar estes toiros foram destacados os cavaleiros Rui Salvador, Duarte Pinto, Miguel Moura, Salgueiro da Costa, António Prates e Joaquim Brito Paes. Para as pegas foram anunciados os Forcados Amadores de Santarém e Montemor.

No dia 24 de Agosto, terá lugar na Arena da Nazaré, uma corrida de Triunfadores, com João Moura, João Moura Caetano e Andrés Romero. Pegarão os toiros de Ascensão Vaz os Grupos de Forcados Amadores do Montijo, de Tomar e de Monforte.

Por fim, foi anunciada também uma Mini Feira Taurina no fim de semana de 7 e 8 de Setembro. Para esta feira apenas está certo que haverá uma corrida de toiros com Toiros Falé Filipe e com o Grupo de Forcados Amadores de Coruche. Irá decorrer também um espetáculo taurino que poderá ser uma novilhada ou um espetáculo de recortadores. Segundo Rui Bento, até lá tudo se poderá modificar em função dos resultados da temporada. Se os triunfos assim o justificarem, poderão decorrer duas corridas de toiros em Setembro, sendo uma delas de triunfadores.

Texto: ANA SILVA

Fotos: MARIANA SOARES