Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 23/04/2024.
 
 
DR. JOAQUIM GRAVE HOMENAGEIA ENG. LUIS ROCHA
DR. JOAQUIM GRAVE HOMENAGEIA ENG. LUIS ROCHA
12 de Junho de 2019

2 grandes senhores da nossa festa
"LUÍS ROCHA
 
No dia 15 de Junho o Eng.º Luís Rocha será homenageado na corrida de toiros em Reguengos de Monsaraz. Fiquei imensamente satisfeito quando me inteirei desta noticia. Não quero cair no lugar comum de afirmar quão merecida, quão justa, quão oportuna é esta homenagem. Claro que sim, é isso tudo, mas é muito mais. O que está em causa aqui é a essência desta homenagem e, sobretudo, a natureza do homem que vamos homenagear.
Numa época em a sociedade privilegia o TER em detrimento do SER, encontrar homens como o Eng.º Luís Rocha é todo um achado! O L.R. é um ser humano de excepção, não pelo que tem, mas pelo que é. Possui a simplicidade dos grandes senhores, a generosidade de quem se realiza dando a quem precisa, porque sabe, porque sente, que é a dar que se recebe.
Na sua juventude fez parte do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, família e escola de que também me orgulho de pertencer. Aí começou a interiorizar uma ética de vida assente em valores sólidos, entre outros a coragem de olhar os problemas e as pessoas de frente, olhos nos olhos. Sim, gosto das pessoas que quando nos cumprimentam apertam a mão com força e sem dúvidas e quando nos falam nos olham nos olhos e de frente. Assim é o Luís Rocha.
Tenho a sorte de o ter como amigo e também de, como ele, ser ganadero. Os seus toiros são bravos como poucos, forjados na terra da Machoa que parece temperar homens e animais da coragem e da bravura próprias dos eleitos.
Numa época em que se confunde sabedoria com conhecimento e, pior ainda, conhecimento com informação, é bom partilhar a sabedoria do Eng.º Luís Rocha. Por tudo isto, irei, devemos ir todos no dia 15 de Junho homenagear um Homem ímpar, um Homem diferente. Obrigado Luís. 
 
Galeana, Junho de 2019.
 
Joaquim Grave"