Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 29/03/2024.
 
 
CAMPO PEQUENO HOMENAGEIA AFICION
CAMPO PEQUENO HOMENAGEIA AFICION
21 de Junho de 2019

...da Região Autónoma dos Açores!

Campo Pequeno Homenageia a Afición da Região Autónoma dos Açores

 

No próximo dia 11 de Julho, o Campo Pequeno vai homenagear a afición da Região Autónoma dos Açores, parcela de Portugal, na vastidão do oceano Atlântico, onde a tradição tauromáquica é centenária e de onde irradiou, através dos seus emigrantes, para destinos tão distantes quanto improváveis, como a Califórnia ou o Canadá.

A tradição tauromáquica nos Açores é multissecular e manifesta-se tanto na vertente das tauromaquias populares, através das Touradas à Corda, que mobilizam milhares de terceirenses, como através dos espectáculos em praça, que atingem a máxima notoriedade com as “Sanjoaninas”, em Angra do Heroísmo.

As “Sanjoaninas” constituem o reencontro da diáspora açoriana, fazendo regressar à Ilha Terceira, por alguns dias, milhares dos seus filhos dispersos por todo o mundo, mas especialmente nos Estados Unidos e Canadá.

Os Açores já deram ao mundo da tauromaquia vários e conceituados artistas, tanto cavaleiros, como forcados e bandarilheiros, sem esquecer, naturalmente, os ganaderos que, com desmedida afición, mantêm viva a criação do toiro de lide.

No cartel da corrida de 11 de Julho figura o cavaleiro Tiago Pamplona, representante de uma importante dinastia de cavaleiros terceirenses e que, nesta oportunidade, confirmará a alternativa, que lhe foi concedida em Angra do Heroísmo (17 de Junho de 2006), pelo inesquecível Joaquim Bastinhas.

Os restantes cavaleiros em praça serão Ana Batista, Filipe Gonçalves, Manuel Ribeiro Telles Bastos, Miguel Moura e João Salgueiro da Costa.

Os Açores estarão também representados pelos grupos de forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e do Ramo Grande, ambos triunfadores no Campo Pequeno e noutras praças do Continente. Irão competir com os Amadores de Beja, no prémio para a melhor pega de caras, vencedores deste troféu em 2015.

A corrida será abrilhantada pela Banda da Sociedade Filarmónica Rainha Santa Isabel, sob a direcção do Maestro Durval Festa.

A anteceder a corrida, exibir-se-á a Marcha dos Cavaleiros da Ilha Terceira.