Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 29/03/2024.
 
 
TRIUNFADORES DE MADRID NAS SANJOANINAS 2019
TRIUNFADORES DE MADRID NAS SANJOANINAS 2019
21 de Junho de 2019

Ilha Terceira está pronta para receber as maiores festas de Angra do Heroísmo

Num momento em que a Ilha Terceira está pronta para receber as maiores festas do concelho de Angra do Heroísmo, há também uma enorme expectativa sobre a Feira Taurina de São João que este ano apresenta vários toureiros triunfadores da feira mais emblemática do mundo San Isidro em Madrid.

Entre os toureiros mais destacados, João Moura Jr. que cortou uma orelha em Madrid, será dos primeiros a entrar em praça no Concurso de ganadarias do próximo dia 22 de Junho, junto a Filipe Gonçalves e Tiago Pamplona. Nessa corrida também estarão presentes o grupo de Forcados Amadores de Évora e o da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. Serão lidados toiros das ganadarias locais de Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Gaspar, juntamente com os dos ferros continentais de Oliveira Irmãos, São Torcato e Passanha Sobral.

No segundo espectáculo da feira, dedicado ao toureio a pé, anunciado a 24 de Junho, há também grande expectativa pela presença dos toureiros Curro Diaz e Pablo Aguado, ambos com grande destaque durante a feira de Madrid. De Pablo Aguado espera-se a boa evolução da cornada sofrida na última corrida de San Isidro para que possa estar presente no confronto ganadeiro entre as ganadarias locais de Rego Botelho e José Albino Fernandes. Além de Curro Diaz e Pablo Aguado, Sebastian Castella apresenta-se como uma das grandes figuras do toureio que ainda não havia passado pela Ilha Terceira.

Após a Tourada das Crianças e Idosos agendada para 26 Junho, será haverá espaço para um espectáculo misto, onde Moura Jr. voltará a tourear no certame açoriano, juntamente com os Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, enquanto Manuel Escribano e Pepe Moral serão os dois toureiros do toureio a pé. As ganadarias serão as de João Gaspar, Rego Botelho e José Luís Cochicho que debuta na Praça de Toiros Ilha Terceira.

A Feira Taurina de São João tem o seu encerramento agendado para o domingo de 30 de Junho com uma Corrida à Portuguesa, onde estão resenhados toiros das ganadarias açorianas Casa Agrícola José Albino Fernandes e João Gaspar, para serem lidados pelos cavaleiros Filipe Gonçalves, João Pamplona e Salgueiro da Costa. Nessa corrida marcam presença três grupos de forcados, os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Amadores do Ramo Grande e os Amadores Luso-Americanos.

De momento a venda de entradas continua em bom ritmo, prevendo-se uma grande resposta do público aos espectáculos organizados pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense que promove a afición à cultura taurina a meio do Oceano Atlântico.