Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 25/04/2024.
 
 
QUEM SÃO OS CAVALEIROS DE QUINTA FEIRA PARA A CORRIDA NO CAMPO PEQUENO
QUEM SÃO OS CAVALEIROS DE QUINTA FEIRA PARA A CORRIDA NO CAMPO PEQUENO
19 de Junho de 2018

Uma corrida de oportunidades

Quem são os cavaleiros que actuam dia 21 de Junho no Campo Pequeno

A corrida da próxima quinta-feira (21 de Junho) no Campo Pequeno, reveste-se de um cunho muito especial por ser uma “Corrida Extraordinária de Oportunidade”, fora do Abono, para cavaleiros que ainda não ascenderam ao lugar que ambicionam no panorama tauromáquico português, mas que, nem por isso, são menos credores do respeito dos aficionados e da empresa.

Por essa razão decidiu a empresa da primeira praça de toiros do país organizar uma corrida em que fosse dada uma oportunidade de provarem, perante o público mais exigente e no cenário mais apropriado para o efeito, que são capazes de atingir os objectivos de carreira que a si mesmos se propuseram.

Um desses cavaleiros é Marco José, o mais antigo dos seis que irão competir quinta-feira. Recebeu a Alternativa no Campo Pequeno a 6 de Julho de 1995, das mãos de Paulo Caetano. Natural das Caldas da Rainha, é um cavaleiro que cuida ao pormenor o arranjo e a apresentação das suas montadas, regendo-se por elevados padrões de exigência. A 14 de Agosto de 2005, apresentou-se na Monumental de Madrid (Las ventas) deixando boa impressão entre os aficionados.

Além de Marco José, fazem pare do cartel os cavaleiros Gilberto Filipe, Gonçalo Fernandes, Marcelo Mendes, “Parreirita Cigano” e a praticante Verónica Cabaço. Pegam os grupos de forcados amadores de Coimbra, Monsaraz e Cartaxo, capitaneados por Pedro Silva, Ricardo Cardoso e Bernardo Campino, respectivamente.

Serão lidados seis poderosos toiros da ganadaria Veiga Teixeira.

Quem é Gilberto Filipe?

É já na próxima quinta-feira que o Campo Pequeno abre as suas portas a um naipe de cavaleiros tauromáquicos que, apesar da sua perseverança, ainda não conseguiram o reconhecimento pleno do seu esforço em prol de uma profissão que tem tanto de bonito como de difícil: ser cavaleiro tauromáquico.

Hoje trazemos à lembrança dos aficionados o cavaleiro Gilberto Filipe. Como cavaleiro é exímio e por ele fala o título de campeão mundial de Equitação de trabalho recentemente obtido.

Gilberto Filipe é natural de Alcochete, vila com enormes tradições taurinas tanto no que respeita a cavaleiros como a forcados. Tirou a alternativa de cavaleiro tauromáquico a 28 de Junho de 2004, no Montijo, numa corrida das festas de São Pedro, padroeiro da cidade.  A par da sua actividade como Cavaleiro Tauromáquico tem desenvolvido uma importante carreira como cavaleiro de equitação de trabalho, modalidade em que atingiu, recentemente, em Munique, o ponto máximo, ao vencer o Campeonato Mundial de Equitação de Trabalho.

Na corrida de 21 de Junho, alternará com Marco José, Gonçalo Fernandes, Marcelo Mendes, “Parreirita Cigano” e Verónica Cabaço (cavaleira praticante), na lide de seis imponentes toiros de Veiga Teixeira, que serão pegados pelos grupos de forcados amadores de Coimbra, Monsaraz e Cartaxo.

Gonçalo Fernandes e Marcelo Mendes quinta-feira no Campo Pequeno, em busca do triunfo definitivo

Gonçalo Fernandes e Marcelo Mendes, que integram o cartel da corrida da próxima quinta-feira, no Campo Pequeno, são dois cavaleiros em busca de um triunfo que, definitivamente, lhe permita ascender ao lugar que ambicionam no quadro dos cavaleiros tauromáquicos portugueses.

Natural de Seia e filho de um Cavaleiro Tauromáquico já retirado, José (“Zeca”) Fernandes, Gonçalo tal como seu pai, tomou alternativa na Figueira da Foz. Foi a 21 de Agosto de 2010. Gonçalo Fernandes recebeu a Alternativa, das mãos de António Ribeiro Telles, com o testemunho de José Manuel Duarte, Sónia Matias, Ana Batista e Marcos Bastinhas. Lidou um toiro da ganadaria de Higino Soveral. Pegaram os grupos de forcados amadores de Lisboa, Moita e Aposento da Chamusca. Quinta-feira confirmará a Alternativa, das mãos de Marco José, abrindo assim uma nova página na sua carreira.

Marcelo Mendes é outro jovem em busca de um triunfo que lhe permita “voar” para o lugar de destaque a que aspira. Tomou a Alternativa a 8 de Maio de 2011, em Vila Franca de Xira, concedida por Luís Rouxinol, sob o testemunho de Vítor Ribeiro. Pegaram os forcados amadores de Santarém e de Vila Franca e lidaram-se toiros de Canas Vigouroux. Confirmou a Alternativa no Campo Pequeno a 20 de Junho de 2013, das mãos de Sónia Matias.

Completam o cartel os cavaleiros Gilberto Filipe, “Parreirita Cigano” e a praticante Verónica Cabaço, bem como os grupos de forcados amadores de Coimbra, Monsaraz e Cartaxo, capitaneados respectivamente por Pedro Silva, Ricardo Cardoso e Bernardo Campino, sendo lidados seis imponentes toiros da ganadaria Veiga Teixeira.

“Parreirita Cigano” e Verónica Cabaço na Corrida Extraordinária de Oportunidade 

Parreirita Cigano e Verónica Cabaço são os mais jovens cavaleiros que esta quinta-feira actuam no Campo Pequeno numa corrida especial, fora de Abono.

Parreirita Cigano é um jovem cavaleiro com antecedentes tauromáquicos na família, por parte de seu pai, que foi matador de toiros e usava o mesmo nome artístico. Tomou a alternativa a 29 de Junho de 2017, no Campo Pequeno, concedida por Manuel Jorge de Oliveira, seu mestre, que embora retirado das arenas, veio à primeira praça do país presidir à cerimónia e lidar um toiro. Parreirita Cigano é um dos cavaleiros em quem os aficionados têm os olhos postos e que não vira a cara à competição com os seus companheiros de profissão.

Por seu turno, Verónica Cabaço, natural de Samora Correia e sem antecedentes taurinos familiares, é uma jovem ainda praticante, mas que aponta para uma breve alternativa. Fez a prova para cavaleiro praticante numa novilhada realizada em Albufeira, a 7 de Julho de 2010, e pretende concretizar o seu objectivo de ingressar no profissionalismo, pelo que esta oportunidade de se apresentar na primeira praça do país é, para si, de capital importância.

O cartel desta corrida completa-se com os cavaleiros Marco José, Gilberto Filipe, Gonçalo Fernandes e Marcelo Mendes e os forcados amadores de Coimbra, Monsaraz e Cartaxo.

Serão lidados seis imponentes toiros da prestigiada divisa Veiga Teixeira.

Para esta corrida extraordinária de oportunidade e fora de Abono, a empresa o Campo Pequeno estabeleceu preços a partir de 7,5 Euros. Aproveite esta oportunidade de apoiar a Tauromaquia Nacional!