Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 29/03/2024.
 
 
FORCADOS DO RIBATEJO, CHAMUSCA e CASCAIS DISPUTAM O CONCURSO QUINTA FEIRA NO CAMPO PEQUENO
FORCADOS DO RIBATEJO, CHAMUSCA e CASCAIS DISPUTAM O CONCURSO QUINTA FEIRA NO CAMPO PEQUENO
16 de Julho de 2018

Leia as declarações dos intervenientes

Forcados amadores do Ribatejo em competição pela "Melhor Pega" a 19 de Julho no Campo Pequeno

O Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo, capitaneado por Pedro Espinheira, disputa dia 19, no Campo Pequeno, com os seus congéneres da Chamusca e de Cascais, o prémio para a "Melhor Pega de caras", na tradicional corrida concurso de pegas.

Desde 1905 que surgem na história dos grupos de forcados referências à denominação "Grupo de forcados Amadores do Ribatejo", grupo que, com intermitências se manteve em actividade até ao final da década de 1930.

Após vários anos sem grande expressão na festa brava, o grupo voltou, progressivamente a partir de 1963, à ribalta das praças de toiros, graças à amizade, camaradagem e afición de três grandes forcados: Manuel da Cruz (cabo), Alfredo de Jesus Barbosa e Manuel Correia.

A continuidade foi assegurada pelas mãos de Américo Chinita de Mira, Juliano Louceiro, Júlio Parente de Almeida, Rui Souto Barreiros, Sérgio Lopes, Joaquim José Penetra e João Machacaz. Por três vezes o grupo conquistou os troféus instituídos pela Casa da Imprensa e Tertúlia Festa Brava, para premiar o melhor grupo de forcados da temporada.

A classe e valentia do grupo fez com que tivesse actuado não só nas mais credenciadas praças de toiros portuguesas, como em Espanha, França e na Ilha Terceira (Região Autónoma dos Açores).

Na corrida de dia 19, o grupo terá pela frente imponentes toiros da ganadaria Pinto Barreiros que serão lidados pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Francisco Palha.

A anteceder a corrida exibir-se-á a marcha da Mouraria que desfilou na Avenida da Liberdade na noite de Santo António.

Amadores da Chamusca: 44 anos a prestigiar a figura do forcado

Com 44 anos de actividade, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca teve como cabo fundador António Timóteo, tendo-se estreado em Tomar, a 13 de Julho de 1974, pegando toiros de António Barbeiro.

De então para cá, capitanearam o grupo Manuel João Valério, José Eduardo Neto ferreira, Nuno Quito, Nuno Marques e, na actualidade, Nuno Marecos.

Tem actuado nas mais importantes praças de Portugal Continental e na Região Autónoma dos Açores, bem como em Espanha, França e Estados Unidos da América (Califórnia), com exibições regadas a sangue, suor e lágrimas.

galhardia, humildade e amizade são os pilares em que assenta a forma de estar do grupo, sempre com o objectivo de servir a Festa, honrar a jaqueta das ramagens e o bom nome da Chamusca.

Na corrida Concurso de Pegas estarão em praça os cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Francisco Palha sendo lidado e pegado um imponente curro de toiros da ganadaria Pinto Barreiros.

Grupo de Forcados Amadores de Cascais na “Corrida Concurso de Pegas” do Campo Pequeno

O Grupo de Forcados Amadores de Cascais, capitaneado por Paulo Loução, vem na próxima quinta-feira à “Corrida Concurso de Pegas”, discutir o prémio para a “Melhor Pega de Caras”, com os grupos dos Amadores do Ribatejo e Amadores da Chamusca, frente a seis imponentes toiros da ganadaria Pinto Barreiros.

É antiga a tradição de grupos de forcados amadores em Cascais. As origens do actual grupo remontam a 1963, tendo o grupo funcionado com muitas intermitências ao longo dos anos pelo que a data inscrita na Associação Nacional de Grupos de Forcados e que marca a respectiva antiguidade é 21 de Junho de 1981, na Praça de Toiros de Cascais, sob o camando de Francisco Cano.

Para além das mais importantes praças de toiros de Portugal, onde conquistou vários prémios, o grupo actuou também em Espanha, França e Estados Unidos da América (Califórnia). Com assinalável êxito.

Além de Francisco Cano, foram cabos do grupo José Luís Zambujeira, Pedro Marques e, na actualidade, Paulo Loução.

Uma faceta menos conhecida dos forcados de Cascais foi a sua intervenção em dois filmes portugueses, no final da década de 1960: Um documentário de um cineasta alemão, rodado na antiga estalagem do “Gado Bravo”, por ocasião de um concurso de Miss Mundo e a dobragem do fadista Fernando Farinha, que representava o papel de forcados, no filme “A Última Pega” (1964).

O cartel da corrida de quinta-feira completa-se com os cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Francisco Palha.