Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 20/09/2018.
 
 
FORCADOS DE VILA FRANCA E APOSENTO DA MOITA ESTA SEXTA FEIRA NO CAMPO PEQUENO
FORCADOS DE VILA FRANCA E APOSENTO DA MOITA ESTA SEXTA FEIRA NO CAMPO PEQUENO
22 de Agosto de 2018

Forcados pegarão toiros da ganadaria Murteira Grave

Forcados de Vila Franca de Xira dia 24 no Campo Pequeno

O Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, um dos grupos mais antigos e prestigiados do panorama taurino, actua sexta-feira, 24 de Agosto, na Corrida 25º Aniversário TVI, em competição directa com os seus homólogos do Aposento da Moita.

Ao longo dos seus 86 anos de actividade, que se completarão a 8 de Outubro, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, que teve Joaquim Franco como cabo fundador, actuou em mais de mil corridas, tendo pegado um número superior a quatro mil toiros. O seu historial está repleto de datas do maior significado para a história da arte de pegar toiros, como por exemplo a reportagem que a revista americana LIFE fez, em 1955, com alguns elementos do grupo e que foi distribuída a nível mundial. Por diversas ocasiões, elementos do grupo integraram selecções de forcados que se exibiram em várias partes do mundo. O Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira tem, no seu palmarés, actuações em Espanha, de que se destaca a estreia em Las Ventas (Madrid), em 1986, em França e no México. Em Outubro de 2001, numa das corridas comemorativas do centenário da praça “Palha Blanco”, pegaram, com enorme êxito, um curro da divisa espanhola de Eduardo Miura, facto inédito entre os forcados. O Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira foi um dos grupos actuantes na corrida comemorativa do centenário do Campo Pequeno, realizada em 20 de Agosto de 1992.

Grupo imprescindível nas grandes datas da tauromaquia nacional e, bem assim, na temporada do Campo Pequeno, registou em 2016 um enorme êxito numa corrida em que actuou como único grupo, executando seis memoráveis pegas a imponentes toiros da ganadaria Canas Vigouroux. Em 2017 foi um dos grupos que participou na corrida de inauguração da temporada do Campo Pequeno e pegou também na corrida de Gala à Antiga Portuguesa, com que encerrou o Abono.

Na actualidade, o Grupo de Forcados Amadores de Via Franca de Xira é capitaneado por Ricardo Castelo, que desempenha estas funções desde 2010.

Na corrida de 24 de Agosto, irão protagonizar acesa competição com o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, capitaneado por José Maria Bettencourt, perante seis imponentes toiros da prestigiada ganadaria Murteira Grave. Em praça estarão os consagrados cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e João Moura Jr.

 

Aposento da Moita sexta-feira no Campo Pequeno

O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita actua esta sexta-feira no Campo Pequeno, na Corrida 25º Aniversário TVI, em competição directa com os seus congéneres de Vila Franca.

Nascido de uma divergência com o grupo dos Amadores da Moita, teve a sua estreia na tarde de 25 de Maio de 1975, na Praça de Toiros Daniel do Nascimento, na Moita do Ribatejo, sob o comando de José Manuel Pires da Costa. Na actualidade é comandado por José Maria Bettencourt.

Ao longo de 43 anos de actividade, o grupo teve também como cabos Manuel Duque, João Simões, Hélder Queiroz, Tiago Ribeiro e João Pedro Pires da Costa.

A partir da data da sua fundação o grupo passou a actuar em várias praças, atingido rapidamente os primeiros lugares da forcadagem, competindo, de igual para igual, com os melhores grupos da época. Logo nos primeiros dez anos de actividade, o grupo apresentou-se nos principais “santuários” da tauromaquia mundial.

Em Portugal todas as feiras foram percurso obrigatório do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita: Santarém, Évora, Moita, Alcochete, Montijo, Salvaterra, Abiul, Sanjoaninas - Terceira (Açores), Almeirim, Cartaxo, Viana do Castelo, Nazaré, Montemor, Setúbal, Vila Franca, etc., terras por onde foram distribuindo amizade e altruísmo.

Mas o grupo tem, igualmente, um vasto palmarés internacional, tendo pegado no México (duas digressões), Macau, Grécia, Venezuela, Califórnia, Espanha e França.

Na corrida de 24 de Agosto, irão protagonizar acesa competição com o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, capitaneado por Ricardo Castelo, perante seis imponentes toiros da prestigiada ganadaria Murteira Grave. Em praça estarão os consagrados cavaleiros António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol e João Moura Jr.