Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 23/04/2024.
 
 
IMAGENS DA TRADICIONAL CORRIDA DE S. PEDRO EM EVORA
IMAGENS DA TRADICIONAL CORRIDA DE S. PEDRO EM EVORA
01 de Julho de 2017





Casa ESGOTADA para assistir a este espectáculo de despedida do cabo Antonio Alfacinha

A habitual Corrida de S. Pedro, integrada na feira de S. João, decorreu esta sexta-feira na Arena da Capital do Forcado Amador, numa noite que se adivinhava fria mas com um grande ambiente e praça lotada.

 A referida corrida tinha em torno de si uma grande expectativa por ser naquela noite que seria feita a passagem do testemunho de António Alfacinha para João Pedro Oliveira. 

Repartiu cartel com João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza e João Ribeiro Telles Júnior, lidando toiros Passanha. No que às pegas diz respeito, pegaram os Amadores de Évora em solitário. A corrida foi dirigida pelo Sr. Agostinho Borges, assessorado pela Dra. Ana Gomes e abrilhantada pela banda de Alcochete.

Abriu praça o cavaleiro João Moura com um Passanha de 515kg, tendo uma lide de boa nota, pautada por ferros bem cravados. De realçar, que este primeiro toiro de seu lote tinha uma grande dificuldade de mobilidade na pata traseira o que de certa forma condicionou a lide.

Pegou ao primeiro intento João Madeira, numa pega limpa e sem grandes dificuldades.

Seguiu-se Pablo Hermoso lidando um Passanha com 522Kg. Teve uma lide regular que foi prolongada por vontade do público presente. Melhor a cravar nos compridos, acompanhado com os seus típicos ladeios. Ferragem irregular.

Foi com este Passanha que António Alfacinha se despediu das arenas. Pega consumada à primeira tentativa, António citou de largo e o grupo reuniu coeso.

Fechou a primeira parte da corrida João Telles Júnior perante um Passanha de 570kg, um toiro sem casta. João tentou dar-lhe a volta e usufruir dele o que conseguia. 

Foi para a cara deste toiro, o forcado João Pedro Oliveira. O toiro saiu com muita pata o que poderia condicionar a reunião do grupo. O grupo fechou-se e no momento em que chegam às tábuas o toiro ainda tentou vacilar ao grupo, que bem o suplantou.

O quarto da noite coube a João Moura, um toiro com 531kg, bastante reservado que praticamente não saiu do tercio. Mas com o qual, Moura, com sabedoria e experiência, soube usufruir das suas acometidas. Uma lide que fez lembrar os tempos antigos de João Moura, com o público a interagir e a ovacionar fortemente.  

Gonçalo Pires sofreu um duro derrote em que o toiro tirou a cara, na primeira tentativa, pelo que, a pega só foi consumada à segunda.

Pablo Hermoso de Mendoza seguiu-se, tendo uma lide correta, perante um exemplar com 545kg, mas que ficou aquém das expectativas. Nesta conseguiu chegar melhor ao público, principalmente nos curtos e  através das suas piruetas.

Coube a Manuel Rovisco, este quinto toiro da noite. O grupo reuniu bem e a pega foi consumada à primeira tentativa. 

Finalmente João Ribeiro Telles Júnior para o último daquele curro com 520kg. Um toiro com problemas de visão e que andou desorientado. Nos primeiros ferros o cavaleiro andou regular. Quando trocou de montada melhorou substancialmente, tendo uma lide emotiva. 

Pegou Francisco Tadeu, um forcado retirado dos Amadores de Évora que  consumou à segunda tentativa. Fechou-se bem até à reunião com o grupo.

Sem dúvida que o momento alto da noite foi a mudança de Cabo do grupo com a praça a ovacionar de pé. Esta mudança veio na sequência daquilo que foi iniciado em agosto de 1963 por João António Patinhas (fundador do Grupo). Que foi sucedido por João Pedro Oliveira (1989-2001), seguindo-se João Pedro Rosado (2001-2008), Bernardo Patinhas (2008-2011) e António Alfacinha (2011-2017). Sendo João Pedro Oliveira, o sexto cabo do cinquentenário grupo de Évora. 

Joana Leão Selorindo