Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 25/04/2024.
 
 
IMAGENS E CRÓNICA DA GALA DO MOÇO DE FORCADO EM ÉVORA
IMAGENS E CRÓNICA DA GALA DO MOÇO DE FORCADO EM ÉVORA
24 de Março de 2019





Aposento da Chamusca arrebata troféu

Decorreu no passado dia 23 de Março, na Arena D’Évora, mais uma edição da Gala do Moço de Forcado. Esta Gala, cujo o principal atrativo era o concurso de pegas de cernelha, no qual participaram cerca de três dezenas de Grupos de Forcados.

A primeira eliminatória decorreu sem grandes problemas, os grupos de Beja e Amadores de Alcochete passaram automaticamente à segunda eliminatória, pois os seus concorrentes diretos não compareceram.

Para a segunda eliminatória passaram os Grupos da Moita, Póvoa de S. Miguel, Beja, Cascais, Redondo, Amadores da Chamusca, Coimbra, Arronches, Barrete Verde de Alcochete, São Manços, Monforte, Aposento da Chamusca, Vila Franca de Xira, Montemor, e Portalegre que passou isento à segunda eliminatória.

Após três eliminatórias onde o público presente na praça teve a possibilidade de assistir a belas pegas de Cernelha, outras menos boas, e também a infelicidade de alguns grupos não terem conseguido consumar as suas pegas, chegámos à final do concurso, que foi disputada pelo Grupo de Forcados Amadores de Arronches e pelo Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca. Desta disputa saiu vencedor o Grupo do Aposento da Chamusca após grupo de Arronches não ter conseguido consumar a sua última cernelha.

Durante a tarde, houve também a possibilidade de assistir a pegas diferentes, que já não são muito comuns:

O Grupo de Forcados Amadores de Évora realizou uma boa pega em Sorte de Gaiola.

O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita consumaram uma pega de costas ao segundo intento.

O Grupo de Forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete efetuou a Casa da Guarda, consumando a pega também ao segundo intento.

O Grupo de Forcados Amadores de Coruche consumou uma belíssima pega de cadeira.

Como é habitual em anos anteriores, reuniu-se um grupo de antigos forcados comandados por Carlos Teles que consumaram 2 pegas onde puderam relembrar os seus tempos de forcado.

No final do espetáculo decorreu a entrega dos prémios ao grupo vencedor: Aposento da Chamusca.

Texto: Ana Silva

Fotos: Armando Alves