Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 20/04/2024.
 
 
INAUGURAÇÃO ARENA d´ALMEIRIM
INAUGURAÇÃO ARENA d´ALMEIRIM
02 de Maio de 2019





O Forcadilhas e Toiros esteve presente!

Pelas 10 horas da manhã do 1º de Maio, decorreu em Almeirim a cerimónia de reinauguração da praça de toiros desta terra, que de agora em diante se passa a denominar de Arena D’Almeirim.

O presidente da Sta. Casa da Misericórdia de Alemeirim abriu a cerimónia com um discurso de agradecimento. Começou por saudar todos os presentes e explicar de que forma surgiu a ideia de reabilitar a praça. Deixou os seus agradecimentos à Camara Municipal do concelho, e também a todo o pessoal da Santa Casa da Misericórdia, com especial atenção à equipa de manutenção.

Seguiu-se o Presidente do secretariado regional da união das misericórdias, Maia Frazão, que iniciou o seu discurso por agradecer a presença de todos os meios de comunicação social taurina, mencionando a importância que temos para levar a Festa mais longe. Relembrou também a ligação histórica das praças de toiros e das santas casas de misericórdia em Portugal e demonstrou-se muito feliz por, em Almeirim terem conseguido conciliar a harmonia da modernização com a tradição taurina.

Por fim, mas não menos importante, o Presidente da Câmara de Almeirim fez os agradecimentos que tinha a fazer e referiu a importância que a reabilitação da praça teve, que agora se pode tornar um espaço muito mais dinâmico do que outrora. Demonstrou interesse, sem nada prometer, em implementar uma cobertura na Arena D’Almeirim, para que finalmente exista a possibilidade de lá realizar espetáculos durante todo o ano,  sem nunca esquecer a função principal de uma praça de toiros: Receber corridas de toiros. 

Crónica da Corrida

O Forcadilhas e Toiros marcou ontem presença na reinauguração da Arena D'Almeirim. Anunciado estava um Cartel aliciante do qual fizeram parte as 3 dinastias mais importantes do nosso país: João Moura e João Moura Jr., António Ribeiro Telles e Antonio Ribeiro Telles filho  e Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Jr. . As pegas ficaram a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Santarém e do Aposento da Moita. O curro, da ganadaria Vale do Sorraia estava belíssimo em termos de apresentação e trapio.

Abriu a tarde o mais velho de alternativa, João Moura, frente a um animal de 580 kg. Esteve sempre ao seu estilo, numa lide correta e com bons ferros, tanto compridos como os curtos. Terminou a ide com um ferro de palmo cravado en su sitio. Para a pega deste exemplar, pelo GFA de Santarém,  foi à cara o forcado Francisco Sales que consumou a pega ao segundo intento.

Seguiu-se Antonio Ribeiro Telles que confrontou um toiro de 585 kg. Recebeu o toiro com uma sorte de Gaiola que resultou bem, no entanto, nos compridos, António deu vida à frase "Ate ao rabo é toiro". Ainda assim redimiu-se e mostrou a sua maestria com os restantes ferros a resultarem muito bem, terminando a lide com dois curtos de destaque, montado no Alcochete. Para a primeira pega do GFA do Aposento da Moita, o forcado Leonardo Matias consumou a pega à primeira tentativa.

Para terminar a primeira parte, Luis Rouxinol toureou um toiro de 515 kg. O cavaleiro de Pegões veio a Almeirim para uma faena irrepreensível, desde os compridos aos curtos. Nas bandarilhas, com o Douro esteve excelente e terminou a lide com um palmito e um par de bandarilhas, ambos de muito boa nota. Para a ultima pega da primeira parte, Salvador Ribeiro d'Almeida, do GFA de Santarém,  consumou à primeira.

A segunda parte iniciou-se com a lide de João Moura Jr. Que toureou um animal de 555 kg. Esteve correto duramte toda a lide e obteve ferros de muito bom tom, cravados, na sua maioria apos batidas ao piton contrário. Terminou com um ferro de palmo ao seu estilo. Salvador Pinto do GFA do Aposento da moita pegou este exemplar ao segundo intento.

Luis Rouxinol Jr. Recebeu o seu oponente, de 520 kg com uma Porta Gaiola muito bem efetuada. Esteve muito bem nos curtos com ferros de destaque. Terminou a lide com um palmito, cravado à segunda tentativa e com um par de bandarilhas que apenas conseguiu efetuar à terceira tentativa. Teve direito a musica durante a sua lide e foi autorizado a dar volta, mas recusou. Pelo GFA de Santarem, para a melhor pega da tarde, saiu à arena Ruben Giovetti que consumou ao primeiro intento.

Por ultimo, mas longe de ser menos importante, António Telles filho, frente a um novilho de 380 kg, seguiu as pisadas do pai e conseguiu uma lide sem nada a apontar. Teve uma lide correta e ritmada ao estilo da familia Telles e terminou com mais um ferro a pedido do publico. A Arena d'Almeirim vibrou com o cavaleiro praticante da Torrinha. Para a ultima pega da tarde, foi a cara João Cortes do Aposento da Moita, que consumou ao primeiro intento.

Passou-se assim um boa tarde de toiros, que finalmente fez relembrar as tardes de verão.

 

Crónica de Ana Silva

Fotografias de João Rodrigues de Carvalho