Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 23/04/2024.
 
 
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA DO CARTAXO
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA DO CARTAXO
02 de Maio de 2019


 
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rostos da praça



Manuel Telles Bastos foi o triunfador da corrida

CORRIDA DE TOIROS DO TOMATE NO CARTAXO

Comemorando 145 anos de existência, realizou-se neste 1.º de Maio, Dia do Trabalhador, na Praça de Toiros do Cartaxo, a Corrida do Tomate por altura das Festas do Vinho e do Pão. Com ¾ de praça, estiveram presentes os cavaleiros Ana Batista, Manuel Telles Bastos, Paulo Jorge Santos, David Gomes, Parreirita Cigano e Verónica Cabaço e os forcados amadores do Ribatejo, Chamusca e Cartaxo frente a toiros bem rematados da Ganadaria J. L. Vasconcellos e Souza D’Andrade. A corrida foi dirigida pelo director Marco Gomes.

O espectáculo iniciou-se com um minuto de silêncio em memória do recentemente falecido Matador de Toiros, Ricardo Chibanga, e de todos os que contribuíram para os 145 anos da praça.

O primeiro toiro com 445 Kg e que se tentava adiantar ao cavalo coube em sorte à cavaleira Ana Batista, que ao seu estilo colocou os habituais ferros compridos crescendo nos curtos que foram de boa nota.

À cara deste primeiro toiro foi o forcado Ricardo Jorge dos Amadores do Ribatejo, que concretizou a pega à terceira tentativa após ajudas carregadas.

Manuel Telles Bastos lidou de forma correta o segundo toiro da tarde. Esteve bem nos ferros compridos, superou-se na cravagem dos curtos com ligeira batida ao piton contrário e terminou a sua lide com a colocação de um palmo. Manuel Telles Bastos trabalhou bastante e tudo o que fez merece nota muito positiva sendo para nós o triunfador da corrida.

Pelos Amadores da Chamusca foi à cara deste toiro o forcado Hélder Delgado, que cumpriu bem a sua função citando isolado, segurando-se no toiro e com os ajudas na altura certa consumou a pega ao primeiro intento.

O terceiro toiro da tarde com 510 Kg foi lidado pelo cavaleiro Paulo Jorge Santos que proporcionou uma lide alegre, chegando ao público com a colocação dos ferros curtos ladeados de voltaretas e terminando com 2 ferros de violino e 2 palmos.

Fábio Beijinho dos Forcados Amadores do Cartaxo foi o forcado de cara deste toiro, que consumou a pega a sesgo à quarta tentativa. A volta à arena foi concedida apenas ao cavaleiro.

A quarta actuação da tarde coube ao cavaleiro Parreirita Cigano. O cavaleiro da terra levou o público ao rubro quando montado no seu cavalo “Banquete” com ferro Rio Frio, entrou nos terrenos do toiro ficando cavalo e toiro “cara-a-cara” até que o astado arrancasse, cravou os ferros com batida ao piton contrário e saiu de forma exuberante.

Ricardo Regueira forcado amador do Ribatejo foi à cara do quarto toiro da tarde, consumando à primeira tentativa.

Foi chamado à praça o Ganadeiro acompanhou forcado e cavaleiro na volta, tendo este último, bastante emocionado, dado uma segunda volta à praça com o seu cavalo “Banquete”.

Seguiu-se o cavaleiro David Gomes, que por ser o Dia do Trabalhador, brindou a sua lide aos trabalhadores do Ribatejo – Os Campinos. David esteve bastante regular na cravagem dos ferros, citando de praça a praça e terminando a sua prestação com um palmo seguido de um par de bandarilhas de boa nota.

O forcado de cara deste quinto toiro foi o forcado Bernardo Borges dos Amadores da Chamusca, que com o seu grupo bastante coeso consumou a pega ao primeiro intento.

O sexto toiro da tarde com 460 Kg e, ao contrário dos seus antecessores, bastante distraído sempre refugiado em tábuas coube em sorte à cavaleira Verónica Cabaço que se mostrou um pouco irregular na cravagem dos três ferros compridos, tendo crescendo nos curtos e terminado a sua lide com um violino.

Pelos Amadores do Cartaxo foi à cara deste último toiro o forcado José Ribeiro que brindou a pega aos Cabos dos grupos presentes, pela sua contribuição para a entrada do seu grupo na Associação de Forcados, e consumou-a à primeira tentativa.

Em disputa estava o prémio para a melhor pega que foi entregue ao forcado Bernardo Borges do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca sem discussão.

Em resumo assistimos a uma boa corrida de toiros, excelente organização, boa casa, grande actuação de Manuel Telles Bastos e prémio para a melhor pega bem entregue a Bernardo Borges dos forcados da Chamusca.

Crónica: CÉLIA DOROANA

Fotos: ARMANDO ALVES