Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 25/04/2024.
 
 
NOVILHADA DE PROMOÇÃO AOS MAIS JOVENS
NOVILHADA DE PROMOÇÃO AOS MAIS JOVENS
05 de Maio de 2019


 
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rostos da praça



O Forcadilhas esteve presente
Estivemos presentes na novilhada popular de promoção ao jovens valores da tauromaquia, integrada na II Feira das Tertúlias de Vila Franca de Xira.
Tarde de muito calor onde as portas da Palha Blanco estiveram abertas,  onde os aficionados responderam com meia casa refugiando-se nos sectores da Sombra devido ao excesso de calor. O festival começou com cerca de 40 minutos de atraso devido ao "transporte da banda" do Atneu Artistico Vilafranquense.
Abriu praça o jove Francisco Núncio que teve por diante um novilho pouco colaborante, mas mesmo assim o cavaleiro consumou a lide com 3 ferros compridos, 2 curtos e fechando com 1 violino, embora com alguns toques na montada fez uma lide regular. De seguida entrou o jovem Ricardo Cravidão que na sua lide deixou 3 ferros compridos, 3 curtos e mais 1 a pedido do público, andou bem frente ao novilho mostrando um pouco de "trabalho de casa" chegando facilmente às bancadas.
Pelas ramagens, do grupo da terra, foram caras André Câncio à primeira tentativa com o novilho a fugir ao grupo e o mesmo a saber dar uma resposta coesa e prontidão ao forcado da cara, para o segundo novilho saltou à arena Gilherme Dotti, que viu o novilho a arrancar-se de largo e a entrar pelo grupo dentro até às tábuas, também ela à primeira tentativa.
Nas lides apeadas estivera presentes os jovens, Alejandro Rivero da Escola Taurina de Badajoz, Júlio Alguiar da Escola Taurina de Málaga, Filipe Martinho da E.T.da Moita que veio com vontade de triunfar, e fechou com Chave d´Ouro o jovem Duarte Silva da E.T.José Falcão, que durante a sua lide recebeu indicações do Maestro Victor Mendes, e que viria mesmo a sair em ombros da Palha Blanco,
Dos curros sairam seis novilhos da Ganadaria Falé Filipe, destacando-se os dois últimos.
Na campinagem estiveram José Carlos e Rui Santos em representação pela Herdade da Adema, onde mostraram a arte de trabalhar com o gado, reprentando assim o Ritabejo, não fosseos nós estar em Vila Franca de Xira, terra de Touros e Toureiros, Cavalos e Campinos!!! Olé...
Terminara assim a tarde na Palha Blanco onde houve música para todos...
Dirigiu o espectáculo João Cantinho, o veterinário Jorge Silva. O cornetim foi o Sr. José Henriques.
 
Texto e Fotografias de JOÃO RODRIGUES DE CARVALHO