Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 25/04/2024.
 
 
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA DA MOITA
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA DA MOITA
28 de Maio de 2019





Feira de Maio com muito público

Decorreu no passado domingo, na Moita do Ribatejo, a tradicional corrida da Feira de Maio, este ano com o cartel constituído por três nomes de grandes dinastias Portuguesas: João Moura, António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol Jr. As pegas ficaram a cabo do GFA de Vila Franca de Xira e do GFA do Aposento da Moita. A Ganadaria Palha apresentou um curro com boa apresentação, trapio e bravura, sem dúvida à altura da Praça de Toiros Daniel Nascimento.

Abriu a tarde João Moura que iniciou a sua lide com dois compridos de boa nota mas nos curtos não conseguiu chegar ao seu nível habitual, não teve direito a música durante a sua primeira atuação, mas terminou com um ferro bem cravado e teve direito a volta à arena. Para pegar o primeiro Palha da tarde,  saiu João Pedro Luz do GFA de Vila Franca de Xira, que concretizou a pega ao primeiro intento.

António Ribeiro Telles na sua primeira faena, não esteve bem nos compridos, já nos curtos, conseguiu redimir-se com alguns ferros de valor que lhe valeram o direito ao acompanhamento musical durante o espetáculo e a volta à arena, ainda assim, ficou a faltar um pouco de Telles nesta sua atuação. O cabo do GFA do Aposento da Moita, Leonardo Matias, consumou uma boa pega deste exemplar ao primeiro intento.

Para terminar a primeira parte, Rouxinol Jr. enfrentou um bom exemplar e andou bem nos compridos, sendo que o segundo foi um ferro de destaque. Já nos curtos andou sempre correto e a um bom ritmo, tendo sido o terceiro um ferro de muito boa nota. O cavaleiro mais jovem da tarde conseguiu levar muita emoção a toda a bancada, que contava com cerca de ¾ da sua lotação. Para esta pega foi à cara o forcado Guilherme Dotti, do GFA de Vila Franca de Xira que consumou esta pega rija à primeira tentativa.

Após um curto intervalo, o Maestro de Monforte regressou à arena iniciando a sua segunda lide da tarde com um ferro comprido muito bem conseguido, e, nos curtos, conseguiu ferros de boa nota, após as suas tradicionais batidas ao piton contrário, no entanto teve várias passagens em falso no momento da reunião com o toiro. Terminou a sua segunda atuação com uma bandarilha a pedido do público, que resultou num ferro de muito bom tom. João Ventura do GFA do Aposento da Moita, pegou este exemplar à primeira tentativa, sendo que tanto ele como o seu primeiro ajuda tiveram direito a volta à arena, acompanhados do cavaleiro João Moura.

Seguiu-se António Ribeiro Telles que iniciou a sua segunda atuação com dois compridos um pouco atrasados, já nos curtos, começou logo com um ferro de bastante valor, seguido de dois tão bons ou melhores que o anterior, teve direito a música logo desde o segundo curto. Andou de menos a mais, conseguindo ainda assim obter uma boa lide, ao seu estilo mais clássico. Pedro Silva do GFA de Vila Franca de Xira saiu à arena para consumar uma pega rija ao primeiro intento. O cavaleiro e o forcado deram a volta à arena acompanhados do ganadero.

Para terminar esta tarde de toiros, Luís Rouxinol Jr. enfrentou um animal com bravura e trapio, um verdadeiro exemplar da ganadaria Palha. Iniciou a sua segunda atuação com uma sorte de Gaiola que deixou a praça ao rubro e seguiu com outro ferro comprido de bom tom. Nos curtos esteve exemplar, apesar do ferro cravado e sorte de violino não ter resultado da melhor forma, mas rapidamente se redimiu com um curto excelente, en su sítio. Terminou a tarde com dois palmitos excelentes, um deles a pedido do público. Rouxinol Jr. quer ser uma figura do toureiro, e, se continuar assim, não lhe vai faltar muito para atingir este objetivo. Para a última pega da tarde, pelo GFA do Aposento da Moita, Martim Cosme consumou ao primeiro intento, mais uma pega de raça.

Crónica: ANA SILVA

Fotos: CAROLINA DUARTE