Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 19/04/2024.
 
 
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA DE SANTARÉM
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA DE SANTARÉM
17 de Junho de 2019





Competição ao rubro com 3 cavaleiros de verdade

O RENASCER DA MONUMENTAL CELESTINO GRAÇA!

OBRIGADO PRAÇA MAIOR PELO TRABALHO E COMPETÊNCIA DEMONSTRADA!

16 de junho, foi dia de ir aos toiros à Monumental Celestino Graça em Santarém...

Tarde amena, praça bem composta, um curro de toiros bem rematados, um bom cartel, e assim tínhamos tudo para começar a corrida. 18 horas em ponto, José Henriques toca o cornetim dando início ao espetáculo, naquela que era a corrida da Confederação dos Agricultores de Portugal “CAP”.

Abriu praça João Moura jr. com uma sorte gaiola frente a um Toiro Veiga Teixeira com 600kg. Desenhou uma lide regular, cravando bons ferros com batidas ao píton contrário, ferros de praça a praça, mas o hastado a não dar colaboração para mais João decidiu sair (e bem) sem cravar mais ferros mesmo com o público a pedir. Pelos Amadores de Santarém, António Taurino consumou à terceira tentativa, dois de duas duras tentativas, sendo que na segunda ficou fora da cara do toiro repetindo assim a sorte. Volta para o cavaleiro e Forcado.

João Ribeiro Telles enfrentou um Teixeira de 595kg que fora aplaudido à saída dos corrais pelo público. Ainda assim o hastado transmitiu pouco, o cavaleiro da Torrinha soube dar a volta com batidas ao píton contrário, ferros com emoção, e a desenhar bem as sortes. Na formação de Montemor, João da Câmara consumou à primeira tentativa com violentos derrotes, com o Toiro a vir “com pata” o grupo abriu um pouco deixando o forcado ir até as tábuas na cara do Toiro. Volta para o cavaleiro e forcado com o público a pedir novamente ao forcado uma volta.

Francisco Palha, brindou a sua lide, saindo do cavalo para agradecer ao seu médico e fisioterapeuta que o ajudaram na recuperação depois de uma queda em Salvaterra de Magos. Mandou os seus peões de brega se retirarem e executou uma boa porta gaiola com ferro à tira!

Foi assertivo na cravagem, com ferros de praça a praça, chegando facilmente ao público, dando emoção com batidas ao píton contrário com bons ferros e algumas passagens em falso com o Toiro a não colaborar muito. Francisco mostrou ao que vinha e quis triunfar! Pelos Amadores de Santarém, Francisco Graciosa consumou uma boa pega à primeira tentativa. Volta para o cavaleiro e forcado.

Depois de um longo intervalo, saiu do pátio de Quadrilhas novamente João Moura jr. com o último do seu lote a pesar 605kg cravou um ferro justo numa porta gaiola, nos curtos deixou bons ferros e trouxe até Santarém as “Mourinas” em duas sortes, resultando melhor a segunda. Pelos Amadores de Montemor de barrete na cabeça foi caras Francisco Bissaia numa boa pega à primeira tentativa com o grupo coeso e a resolver bem. Volta para o cavaleiro e forcado.

João Ribeiro Telles teve por diante um bom Toiro com 545kg com mobilidade e transmissão. Cravou dois ferros compridos, e bons ferros curtos com destaque para os dois últimos, o cavaleiro da Torrinha aproveitou bem o Toiro com arte e toreria como nos tem vindo a habituar. Nos Amadores de Santarém assumiu o cargo Salvador Ribeiro numa boa pega à primeira tentativa.

Para terminar Francisco Palha, que vinha para triunfar e mostrou-o, brindou a sua lide aos representantes da empresa Praça Maior, mais uma vez optou por uma porta gaiola, talvez a melhor da tarde... Francisco arriscou tudo e “pôs carne toda no assador” andou bem, assertivo, desenhou bem as sortes, soube aguentar, cravou ferros de cortar a respiração, fez algumas passagens em falso pelo Toiro não transmitir o pretendido para um ferro, com batidas ao píton contrário. Para fechar o ciclo das pegas, pelos Amadores de Montemor foi cara Francisco Borges, forcado com classe, um exemplo para muitos. O Toiro arrancava-se facilmente, Francisco citou-o e esperou-o, mas o Toiro deu violentos derrotes e o forcado não ficou, na segunda tentativa o forcado fechou-se bem, também com o Toiro a arrancar-se facilmente, que resultou numa excelente pega e talvez a melhor da tarde com o grupo a responder bem. Volta para o cavaleiro, forcado e ganadeiro.

Na recolha estiveram os campinos da Casa Agrícola José Manuel da Úrsula.

O espetáculo foi dirigido por Lourenço Lúzio, assessorado pelo veterinário José Cruz e pelo cornetim José Henriques.

Marcou presença na barreira da Celestino Graça, o Ministro da Agricultura Capoulas Santos e o Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal.

Um agradecimento à empresa Praça Maior e sua equipa, pelo trabalho desempenhado este ano para a realização destas três corridas de toiros, com cartéis de luxo, pela recuperação da Monumental de Santarém e por ter devolvido a afición ao povo Escalabitano.

Nota positiva ainda para a organização que durante o espetáculo interditou a entrada e circulação dos espectadores durante as lides... um exemplo para muitas!

Crónica: JOÃO RODRIGUES DE CARVALHO

Fotos: ARMANDO ALVES