Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 24/04/2024.
 
 
CORRIDA DE TOIROS - ALCOCHETE
CORRIDA DE TOIROS - ALCOCHETE
23 de Junho de 2019





Alternativa de António Prates!

Pelas 22 horas do dia 22 de junho de 2019, recebeu a alternativa, pelas mãos do sei pai, o jovem praticante António Prates.

António Ribeiro Telles testemunhou o novo cavaleiro profissional. Pegaram os seis toiros da ganadaria António Charrua os Grupos de Forcados Amadores de Coruche e Alcochete. Pela primeira vez em 98 anos a praça de toiros de Alcochete acolheu uma Alternativa.

Para a lide da sua alternativa, António Prates defrontou um bravo exemplar, que recebeu com uma sorte gaiola que resultou num ferro muito bem cravado. Nos curtos, depois de um aparatoso toque à garupa do cavalo, por se ter colocado em terrenos perigosos, cravou um bom ferro. Prates andou bem, mas nao andou brilhante, sem dúvida graças ao nervosismo que trazia. Para esta primeira pega, pelo GFA de Coruche, pegou Tiago Gonçalves ao segundo intento.

Seguiu -se António Telles frente a um exemplar bravo de 660 kg. Esteve bem nos compridos e, com ganas de triunfar nos curtos, cravou um segundo muito bom mas que não chegou para mostrar a sua maestria. Recebeu música ao terceiro curto, mas o quarto foi o ferro da lide. Andou sempre a bom tom e bom ritmo. Pelo GFA de Alcochete, consumou a maior pega da noite, o forcado Manuel Pinto, que deu a volta com o cavaleiro e mais uma, sozinho.

Francisco Palha terminou esta primeira parte a defrontar um toiro de 590 kg. Esteve bem nos compridos e, nos curtos, após uma ligeira passagem em falso, passou a lide a cravar ferros brilhantes, "à Palha", cheios de emoção e cravados ao estribo. O Cavaleiro provou que não ganhou medo após a sua lesão; é bom ver um cavaleiro deste calibre nas nossas praças. Terminou a sua primeira atuação com um ferro de bom tom, e para pegar este toiro veio o forcado António Tomás do GFA de Coruche, que consumou ao segundo intento.

Após um breve intervalo, regressou à arena António Telles, para lidar um toiro de 615 kg. Recebeu este oponente com uma sorte gaiola bem conseguida, seguida de dois compridos excelentes. Nos curtos esteve magistral frente à um oponente com menos transmissão que os anteriores, mas com bravura. Terminou com um ferro "bem no centro do toiro" que pôs a praça de Alcochete a aplaudir ao maestro. Pelo GFA da terra, o forcado Henrique Duarte consumou ao primeiro intento.

Francisco Palha lidou na segunda parte, um toiro de 620 kg. Esteve bem Nos compridos e ainda melhor nos curtos. Mais uma vez andou muito bem, ao seu estilo e foi -lhe concedida musica logo ao segundo curto, mas foi a partir do terceiro que a emoção chegou às bancadas. Palha cravou ferros irrepreensíveis, terminando com uma sorte à tira que resultou num excelente curto. Pelo GFA de Coruche pegou este exemplar o Cabo, José Macedo Tomás, que concretizou ao primeiro intento mas recusou dar a volta autorizada.

António Prates, na sua primeira lide como profissional, enfrentou um toiro de boa apresentação e trapio, com 620 kg. Já com o nervosismo dissipado iniciou a lide com dois compridos de boa categoria. Com os curtos andou a bom ritmo e correto, sendo que o toiro tambem ajudou, permitindo ao cavaleiro cravar ferros de muito bom tom. Terminou com um ferro cravado após uma batida ao píton contrário emocionante, que pôs a praça a vibrar e a pedir mais um ferro; Prates concretizou o desejo ao público e terminou com mais um curto de excelência. Para esta última pega, pelo GFA de Alcochete, foi à cara o forcado António Cardoso que consumou ao primeiro intento. Terminou assim mais uma boa noite de toiros em Alcochete, e, a nós, resta-nos desejar muita sorte ao novo Cavaleiro de Alternativa português

Fizemos ainda algumas perguntas a António Prates, após a lide do seu toiro de alternativa.

FT. As espectativas que tinhas sobre a tua alternativa, corresponderam à realidade?

AP. Não foi bem aquela lide sonhada que eu tinhas para alternativa, sei que houve muito erros e que foram meus, não foram do toiro, mas espero que no segundo toiro, que já estou mais calmo, espero conseguir dar a volta por cima.

FT. O que achaste do toiro que te calhou em sorte para alternativa?

AP. O toiro em si, nao era um toiro mau, era um toiro bom, bravo, e alcochete também tem efeito, em ser pequeno. Os toiros eram muito apegadiços mas sei que a maior parte dos erros foram meus.

FT. Sentes-te confiante e preparada para os desafios que aí veem?

AP. Sei que agora começa a ser tudo mais complicado, porque vou passar a outro patamar, mas vou estar aqui, vou trabalhar e estar de cabeça erguida, e cumprir os meus objetivos!

Crónica de ANA SILVA

Fotografias de JOÃO RODRIGUES de CARVALHO