Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 25/04/2024.
 
 
IDANHA-a-NOVA - FEIRA RAIANA´19
IDANHA-a-NOVA - FEIRA RAIANA´19
22 de Julho de 2019





Imagens e Crónica da corrida...

Teve lugar ontem mais uma tarde de toiros na Praça de toiros de Idanha-A-Nova, muitas vezes esquecida pela maioria dos aficionados. Os cavaleiros João Moura, António Telles, Duarte Pinto, Miguel Moura, Luís Rouxinol Jr. e António Telles filho partilharam cartel com os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Alter do Chão. Os toiros lidados, bravos e com boa apresentação pertenciam à ganadaria Vinhas. Em disputa estava um prémio para a melhor pega da tarde.

João Moura, o mais velho de alternativa, abriu a tarde frente a bom exemplar, começando a sua atuação com dois compridos de bom tom. Nos curtos andou regular cravando ferros em sortes à tira, en su sitio. Terminou esta lide com um bom ferro de palmo cravado após duas passagens em falso. A primeira pega da tarde ficou a cargo do GFA de Santarém, e foi dificultada pela bravura do toiro. Luís Seabra consumou ao quarto intento e, apesar de autorizado, não quis dar a volta à arena.

António Telles conseguiu uma lide muito boa logo desde início com dois compridos muito bem colocados. O segundo ferro curto foi um ferro de destaque. Conseguiu ter uma lide harmoniosa, que decorreu a um bom ritmo e com ferros bem conseguidos. Terminou com dois palmitos de excelência. Pelo GFA de Alter, Filipe Lucas dobrou Diogo Pilé que saiu inconsciente da arena. A pega foi consumada à quinta tentativa, a sesgo.

Duarte Pinto foi o grande triunfador da tarde. Cravou ferros maravilhosos do início ao fim da sua lide. Ao fim do segundo curto foi brindado com a merecida música. Conseguiu compreender o seu oponente logo de início, o que foi muito favorável para uma boa prestação. O quarto curto foi de destaque e o quinto foi ainda melhor. Terminou a sua passagem por Idanha com o publico a pedir mais ferros, que não foram autorizados pelo diretor. Pegou Joaquim Grave, do GFA de Santarém, ao primeiro intento, naquela que foi a pega merecedora do troféu em disputa. O cavaleiro e o forcado deram a volta à arena acompanhados pelo ganadero.

Miguel Moura iniciou a sua lide com dois compridos de boa nota, mas, nos curtos não conseguiu entender o toiro que lhe saiu em sorte, e, só após várias passagens em falso conseguiu cravar o primeiro curto. Apesar das dificuldades, no final da lide melhorou e conseguiu terminar com um curto de boa nota. Filipe Ribeiro do GFA de Alter consumou a pega deste exemplar ao segundo intento.

Rouxinol Jr. Estreou-se em Idanha com uma atuação brilhante. Começou com três ferros compridos de excelência e andou maravilhoso também nos curtos, conseguindo lidar o seu oponente de forma ritmada e harmoniosa. O quarto ferro curto resultou excelente após uma sorte de violino. Terminou com dois ferros de palmo muito bons. Francisco Paulo, do GFA de Santarém, consumou esta pega à segunda tentativa.

António Telles Filho lidou um novilho da mesma ganadaria. Começou a sua atuação com dois compridos de boa qualidade, apesar de ter sofrido um toque na montada, num deles. Durante o resto da lide andou correto e ritmado, toureando ao estilo da dinastia Telles. Terminou com um curto de destaque. Para a última pega da tarde, que já ia longa, entrou na arena o GFA de Alter do Chão que consumou ao segundo intento.

Fotografias de JOÃO RODRIGUES de CARVALHO

Crónica de ANA SILVA