Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 25/04/2024.
 
 
XVI TOURADA REAL - SALVATERRA DE MAGOS
XVI TOURADA REAL - SALVATERRA DE MAGOS
27 de Julho de 2019





Imagens e Crónica

Realizou-se ontem e com casa praticamente cheia, a XVI tourada Real em Salvaterra de Magos, com os cavaleiros Ana Batista, o rejoneador Diego Ventura e o cavaleiro Francisco Palha a medirem forças frente a toiros da divisa Alves Inácio. Os forcados foram os amadores de Vila Franca de Xira e de Alcochete.

A 1ª grande ovação da noite foi para Sua Alteza Real Dom Duarte de Bragança e a sua digníssima família que se deslocaram á arena para cumprimentar todos os intervenientes na corrida.

Ana Batista abriu praça frente a um toiro com 480 kg que cedo se tentou refugiar nas tábuas.

Ana cravou 2 ferros compridos de boa nota, mas foi nos curtos que elevou a sua actuação cravando 4 ferros a curta distância do toiro, sendo que o último destes foi o de maior destaque. Teve ainda tempo de cravar um ferro de palmo de forma correcta.

Pelos Forcados de Vila Franca foi á cara do toiro o forcado Pedro Silva, só conseguindo consumar a pega á 3ª tentativa e com as ajudas carregadas.

Apenas A cavaleira Ana Batista deu volta.

Seguiu-se Diego Ventura que lidou um exemplar de 530 kg.

Diego Ventura toda a gente o sabe é um equitador de excelência, dono de um qualquer dom especial para trabalhar com cavalos e dentro da arena exibe toda a sua categoria na perfeição, no entanto por vezes tudo se descompõe quando o toiro não quer.

Diego recebeu o toiro com uma sorte de gaiola executada na perfeição, tendo ainda cravado mais um comprido de forma irrepreensível.

Cravou ainda 5 ferros curtos todos eles com batida ao piton contrário, ora de praça á praça ora a escassos metros do toiro que resultaram vistosos, no entanto pareceu-nos que o toiro pouco transmitia!

João Machacaz pelos forcados de Alcochete executou uma bela pega com o toiro a arrancar-se de longe e o forcado a receber e fechar-se na cara do toiro com valentia sendo bem ajudado por todo o grupo.

Ambos deram volta á arena.

Francisco Palha lidou o 3º exemplar da noite com 540 kg.

Os 2 ferros compridos que cravou foram regulares, nada havendo a acrescentar.

Francisco Palha cravou 5 ferros curtos com destaque para os 4º e 5º que resultaram vistosos, sendo que o 4º se não tivesse ficado descaído seria talvez o ferro da corrida.

João Luz pelos forcados de Vila Franca executou a pega da noite. O forcado aguentou todos os derrotes que o toiro lhe deu, aguentou o toiro ter fugido ao grupo e realizou “um grande pegão”.

Ambos deram a volta á arena.

Depois de um curto intervalo, Ana Batista regressou para lidar um toiro com 560 kg.

Ana teve um começo algo intermitente, não se estava a entender com toiro, mas com o decorrer da lide foi subindo de nível e acabou por cravar o 4º ferro curto cheio de classe, colocou-se de frente para o toiro e sempre pausadamente foi andando até o oponente decidir avançar e aí Ana cravou um grande ferro.

Diogo Timóteo dos forcados de Alcochete pegou á 1ª tentativa tendo-se fechado bem na cara do toiro e sendo ajudado na perfeição por todo o grupo.

Volta para Cavaleiro e Forcado.

No 5º toiro da noite Diego Ventura tentou novamente executar uma sorte de gaiola, mas desta vez não se concretizou.

Cravou mais um ferro comprido e 4 curtos regulares. Decidiu mudar de montada e aí cravou 2 pares de bandarilhas com o cavalo sem cabeçada, tendo passado algumas vezes em falso visto a cravagem não ir resultar bem.

Em relação a algumas passagens em falso que se verificaram da parte de todos os cavaleiros, convém referir que quando não estão reunidas as condições para que a cravagem saia bem é preferível passar em falso do que cravar um mau ferro e hoje tivemos a prova disso.

João Matos dos forcados de Vila Franca executou uma boa pega, com o toiro a não vir em linha recta, mas o forcado e o restante grupo estiveram valentes fechando-se bem na cara do toiro.

Ambos deram volta á arena.   

Francisco Palha lidou o ultimo exemplar da noite e após a cravagem de 2 ferros compridos seguiu para a cravagem de 5 ferros curtos. Se os 3 primeiros foram bons, os 2 últimos foram seguramente os melhores, bem a citar o toiro e a saber cravar de alto a baixo.

Pelos forcados de Alcochete coube a Manuel Pinto encerrar a noite e fê-lo com distinção pois fechou-se bem na cara do toiro e foi bem ajudado por todo o grupo.

Tivemos assim uma boa noite de toiros!

Fotos: MÓNICA Sta. BÁRBARA

Crónica: ARMANDO ALVES