Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 20/04/2024.
 
 
ESGOTOU A ULTIMA DA TEMPORADA LISBOETA 2019
ESGOTOU A ULTIMA DA TEMPORADA LISBOETA 2019
11 de Outubro de 2019





Veja as imagens e a crónica...

10 de outubro, quinta-feira dia de ir aos toiros ao Campo Pequeno... Desta vez com um sabor especial, corrida de gala à antiga portuguesa, uma tradição tão nossa e que cada vez devemos zelar pela sua continuação, e foi isso mesmo que os aficionados fizeram! Esgotaram a Catedral do Toureio a Cavalo.

Corrida esta que contava com a transmissão no canal de televisão RTP, que embora não o faça em direto, continua a dar o seu contributo à tauromaquia, levando-a também até à casa de quem não pôde ir, ou nunca foi a uma corrida. Após as cortesias, foi entregue o galardão de prestigio a António Ribeiro Telles, onde foi ovacionado de pé pelo publico presente.

Tocou o cornetim do José Henriques e deu-se inicio à corrida de toiros onde o jovem cavaleiro António Prates confirmou alternativa apadrinhado por António Ribeiro Telles, sendo testemunhos João Moura Caetano, Rui Fernandes, Ana Rita, e Luis Rouxinol jr.

António Prates viu sair dos currais um toiro da ganadaria António Raúl Brito Paes com 542kg. Desenhou uma lide em crescendo, com o toiro a não transmitir o que o jovem pretendia, mas ainda assim na cravagem deixou dois compridos de boa nota e nos curtos soube interpretar o toiro com algumas batidas ao pitón contrário rematando bem as sortes.Pelos amadores de Montemor abriu praça António Pina numa boa pega com o grupo coeso sem dificuldades. Volta para o cavaleiro e forcado.

António Ribeiro Telles enfrentou um toiro com 600kg, Numa lide em crescendo, cravando dois ferros compridos e nos curtos com sortes bem desenhadas de boa nota com batidas ao pitón contrário ao agrado do publico.Pela formação do Aposento da Chamusca, de barrete na mão, Francisco Andrade com um cite vistoso concretizou a pega ao primeiro intento. Volta para o cavaleiro e forcado.

Rui Fernandes lidou o seu toiro de 586kg com uma boa sorte gaiola num ferro á tira. Desenhou bem as sortes, deixou dois compridos, e nos curtos com batidas ao pitón contrário e boa brega concretizou uma boa atuação com o publico a gostar.João da Camâra pelos de Montemor consumou ao primeiro intento com o seu oponente a arrancar-se assim que o viu. Volta para o cavaleiro, forcado e ganadeiro.

Com 642kg, foi este o toiro em que João Moura Caetano cravou dois bons ferros compridos, nos curtos deixou também boa ferragem a dobrar-se bem na cara do toiro e com batidas ao pitón contrário montado no campo pequeno.Pelo aposento foi cara João Saraiva que fechou-se bem na cara do toiro com o grupo coeso.Volta para o cavaleiro e forcado.

Ana Rita viu sair dos curros com 604kg um toiro que ao principio não mostrava grande ligação ao cavalo, ainda assim Ana soube interpretar o toiro, pisando terrenos de compromisso, cravando dois compridos de boa nota, afirmando-se nos curtos, terminando a sua passagem por Lisboa com um violino e um palmito.Pelos de Montemor Francisco Borges não teve tarefa facil. Forcado com experiência num cite vistoso, a mandar no toiro, na suas duas primeiras tentativas viu o toiro a investir de cabeça baixa com violentos derrotes levando uma trajetória ao desencontro do resto da formação, na terceira tentativa ainda com a sua calma, mantendo o seu cite com as ajudas carregadas consumou a pega com o toiro de novo a arrancar-se bruto não perdoando falhas. Volta para o cavaleiro e forcado.

Luis Rouxinol jr. enfrentou o segundo mais pesado da noite com 640kg na cravagem deixou dois ferros compridos á tira de bom tom, nos curtos desenhou bem as sortes, dobrando-se bem na cara do toiro, e terminou a sua passagem pela catedral com dois palmitos fechando assim uma boa lide com o publico a gostar.Pelos amadores do Aposento da Chamusca, João Salgueiro viu o toiro na sua primeira tentativa a sacudi-lo com uma investida violenta, já na segunda tentativa concretizou assim a pega com uma grande primeira ajuda do seu cabo. Volta para cavaleiro e forcado.

O curro de António Raúl Brito Paes saíu pesado, bonito de apresentação mas díspares de comportamento, com nota positiva para o terceiro da ordem.

Terminou assim mais uma quinta feira de toiros, a última da temporada lisboeta 2019.

Campinos da Casa Agricola José Manuel da Úrsula, Banda do Samouco, Charanga da GNR, Cornetim José Henriques.

Dirigiu o espetáculo o diretor de corrida Tiago Tavares, assessorado pelo médico veterinário, Jorge Moreira da Silva.

 

Fotografias de ARMANDO ALVES

Crónica de JOÃO RODRIGUES de CARVALHO