Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 28/03/2024.
 
 
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA DE CORUCHE
IMAGENS E CRÓNICA DA CORRIDA DE CORUCHE
17 de Agosto de 2020





Noite agradável de toiros

Crónica do 16 de Agosto em Coruche

A 1ª da temporada coruchense deu-se no passado domingo, 16 de Agosto, pelas 21h30m. Numa noite de clima agradável, a empresa Nossa Praça constituiu um cartel que criou uma divisão de opiniões no que ao nº de toiros lidados concerne.

Quatro toiros de duas prestigiadas ganaderias… Ideia deveras interessante.

As medidas propostas pela DGS foram cumpridas pela empresa e pela esmagadora maioria dos aficionados presentes. Pena que ainda tenhamos de ser sujeitos a comportamentos menos corretos e que provam a diminuição nos padrões de educação e civismo da nossa sociedade, de algumas pessoas que pecam por falta dos mesmos.

Relativamente ao espetáculo em si, as expectativas eram elevadas. As cortesias foram feitas segundo as novas diretrizes implementadas pela DGS e o espetáculo decorreu sem intervalo.

Tendo a corrida iniciado às 21h30m, cerca de 2h30m mais tarde já se encontrava terminada.

A nível de toiros, foram lidados em praça 2 exemplares da ganaderia de António Silva e 2 de  Veiga Teixeira. Todos bem apresentados, mas que não corresponderam às expectativas no que diz respeito a bravura, mas vamos por partes…

Manuel Ribeiro Telles Bastos abriu praça frente a um Silva que teve uma saída promissora, perseguindo o cavalo com cadência. Foram cravados 3 compridos, sendo que o primeiro se deu em sorte de gaiola e em muito agradou o público. Escutou-se música ao 1º curto e Manuel tentou dar a volta ao que lhe calhou em sorte. O toiro não brilhou, o que dificultou ao cavaleiro da Torrinha estar ao nível da sua lide na passada corrida Lisboeta, tendo tido algumas passagens em falso.

Outro ponto interessante foi o facto de o Grupo de Forcados Amadores de Coruche pegar em solitário e quem mais poderia abrir praça se não o próprio cabo, José Macedo Tomás? Como é seu apanágio citou o seu oponente de largo, o qual não causou dificuldades de maior concluindo a pega à primeira.

O segundo toiro da noite, primeiro da ganaderia Veiga Teixeira e o mais pesado da noite com  555 Kg, coube a Francisco Palha. Opiniões divididas sobre se o toiro seria “mal visto”, tendo saído de forma pouco voluntariosa e mais “distraído”. Palha optou por cravar 2 compridos tendo despertado o interesse do seu oponente após a cravagem do 1º. Teve ferros de boa nota e escutou música no seu 2º curto, tendo pontos altos com um cavalo do ferro de seu pai. Deixou algum ambiente para a sua 2ª lide.

João Prates foi o elegido para a segunda pega, e foi pena o grupo não o ter ajudado corretamente no primeiro intento pois teria sido uma boa prestação do jovem. Acabou por consumar à 4ª tentativa, mostrando falta “de grupo” para o ajudar e levando a pegarem a cesgo.

Terceiro toiro também pertencente à divisa de Veiga Teixeira, Manuel pecou por passagens em falso. Dono de uma equitação excecional e de um “saber montar” que poucos têm, foi pena não transmitir também, como certamente desejava, o seu toureio clássico e irrepreensível. Mas também, verdade seja dita, calhou-lhe o pior lote.

A terceira pega foi realizada por Miguel Raposo, forcado experiente e com raça. Pegou e bem o Teixeira à primeira tentativa sem acusar dificuldades.

A última prestação a nível equestre coube a Francisco Palha frente a um António Silva. O que prometera na 1ª lide, concretizou na segunda. Foi a lide da noite! Abriu com uma sorte de gaiola seguida de uma brega que entusiasmou o público. Assim foi a sua lide de princípio ao fim: interessante e inspirada.

A encerrar a noite, pegou o valoroso forcado António Tomás que se agiganta sempre que lhe calham as “rolhas”. António esteve bem na primeira tentativa, mas por falta de ajudas não encerrou a noite da forma desejada pelo grupo. Acabou por conseguir à 3ª.

Em suma: noite agradável do ponto de vista climático, boa afluência de público, um Francisco Palha com ganas e um espetáculo que não enfadou os presentes.

Parabéns à empresa “Nossa Praça” pela ideia inovadora e pela distinção de “Clean & Safe”.

Crónica: Engª Técnica Marta Penedo

Fotos: Mónica Santa Bárbara