Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 28/04/2024.
 
 
ENTREGA DE TROFÉUS EM ABIUL
ENTREGA DE TROFÉUS EM ABIUL
21 de Janeiro de 2024

Dois dedos de conversa com os triunfadores

No passado dia 20 de janeiro, a Tertúlia Berço da Tauromaquia Abiul realizou a Gala De Entrega De Troféus Da Feira Taurina 2023. Os troféus destacaram o GFA Académicos de Coimbra, a ganadaria Falé Filipe e o Miguel Moura como melhor grupo de forcados, melhor ganadaria, e o melhor cavaleiro, respetivamente. Na sequência da gala, o Forcadilhas e Toiros esteve à conversa com os triunfadores da Feira Taurina De Abiul De 2023:

Forcadilhas e Toiros (FT) –Qual o sentimento de ser triunfador em Abiul pela segunda vez consecutiva?

Ricardo Marques, cabo do GFA Académicos de Coimbra (RM) – É sempre bom voltarmos a uma praça de extrema importância para nós. Quando nos apresentamos nesta vila vimos com vontade de triunfar, apostamos em forcados mais experientes para atingir este triunfo. É muito importante tê-lo conseguido duas vezes consecutivas na praça mais próxima da nossa cidade. Queremos repetir muito este triunfo ano após ano e esperemos que sempre assim seja.

FT – Quais são as expetativas para a próxima temporada?

RM – Esta temporada é uma temporada de aniversário, fazemos sessenta anos de fundação. Adivinha-se uma temporada preenchida, com mais corridas do que na época transata, com alguns momentos marcantes para o grupo. Por exemplo, o grupo a pegar uma corrida de seis toiros em solitário numa data a definir, a Corrida dos Triunfadores de Abiul e algumas digressões fora de Portugal.

FT – Quantas corridas espera ter este ano?

RM – Penso que andará entre as doze e as quinze corridas.

Forcadilhas e Toiros (FT) –Qual o sentimento de ser triunfador em Abiul?

Carlos Falé Filipe (CFF) – É uma praça importante no calendário aqui em Portugal. Para mim, ser triunfador em Abiul é o culminar do esforço do trabalho de vários anos. Quando se leva uma corrida a esta localidade e se é triunfador, é das melhores coisas que nós temos pelo trabalho exposto.

FT - Quais são as expetativas para a próxima temporada?

CFF – A expetativa para a próxima temporada será idêntica a esta última que foi uma temporada equilibrada e que correu bem. E que a próxima seja a continuação da anterior. FT – Quantas reses tem para esta próxima temporada? CFF – Geralmente, só tenho três corridas para a temporada. E, as vezes uma novilhada. Forcadilhas e Toiros

(FT) –Qual o sentimento de ser triunfador em Abiul?

Miguel Moura (MM) – É um orgulho receber este prémio e sempre ver o nosso trabalho recompensado. É um troféu importante e uma das feiras mais importantes do nosso país.

FT – Tem muitas expetativas para próxima temporada?

MM – Penso que sim, a época está a começar a ser definida e vai ser uma época importante para mim. Espero que as coisas corram da melhor maneira.

FT – Tem algum cavalo novo na sua quadra?

MM – Sim, há sempre uns cavalos novos e o tempo dirá se irão corresponder às expetativas. 

Filipa Simões