Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 27/04/2024.
 
 
IMAGENS DA CORRIDA DE SANTAREM
IMAGENS DA CORRIDA DE SANTAREM
18 de Março de 2019





Casa cheia e uma boa corrida de toiros

Hoje, 17 de Março a afición portuguesa venceu! Hoje, quem foi a Santarém, mesmo com o frio e a chuva que ameaçou a Monumental Celestino Graça, não se arrependeu. Aconteceu aquilo que todos os aficionados esperavam, foi lindo de se ver! CASA CHEIA

O Cartel, que contou com os cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles e Francisco Palha, com o Grupo de Forcados Amadores de Santarém e com o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, não desiludiu ninguém. A praça foi preenchida com bem mais de ¾ da sua lotação, um quadro humano gigante, que devolveu à cidade Scalabitana o seu lugar no mapa da tauromaquia nacional.

João Moura, o cavaleiro de Monforte, agradou todos os aficionados com o seu toureio. Na primeira parte frente a um Cunhal Patrício de 490 kg, imponente, bravo e com muito trapio, esteve sempre bem, tanto nos curtos como nos compridos. João Moura abriu a tarde com uma lição de toureio com ferros bem cravados após batidas bastante marcadas ao píton contrário. Na segunda parte defrontou um Veiga Teixeira de 560 kg, com grande estatura e bravo, mas com uma córnea muito mal apresentada. Iniciou com os compridos à tira cravados no sítio certo, e continuou para os curtos numa lide correta e ritmada, bem ao estilo que já nos habituou. Terminou a segunda lide com um palmito bem cravado, à segunda tentativa.

António Ribeiro Telles demonstrou toda a sua maestria, sempre com a classe que lhe é característica. Esteve, na primeira parte, frente a um Cunhal Patrício de 470 kg. Recebeu o oponente com uma sorte Gaiola que não resultou da melhor forma porque o toiro não se interessou de imediato pelo cavalo. Esteve, nesta primeira lide, de menos a mais. Recuperou nos curtos, com ferros de muito boa nota, cravados em sorte à tira. Foi frente ao seu segundo toiro, quinto da ordem, que arriscou e que demonstrou toda a sua garra: Um Cunhal Patrício de 585 kg, o mais pesado da tarde, o mais bravo, de melhor apresentação e de maior categoria. Foi o toiro que valeu a volta ao ruedo pela parte do Ganadero. António Ribeiro Telles iniciou logo a lide com dois compridos muito bem conseguidos e a partir daí, ninguém o parou, sendo o ferro de maior destaque o 4º curto após uma batida ao piton contrário.

Francisco Palha veio a Santarém provar que mereceu o seu lugar nesta praça tão importante. Foi o cavaleiro que mais emoção conseguiu levar ao público. Na primeira parte deste espetáculo, esteve frente a um animal de 550 kg, musculado e com bastante trapio, e conseguiu, logo de início, uma lide com categoria. Esteve bem nos compridos e melhor ainda nos curtos, sendo que o 4º curto levantou a praça. A pedido do público cravou um último ferro, após uma batida ao piton contrário, que resultou da melhor maneira. Regressou à arena para lidar o último da tarde, um Cunhal Patrício de 510 kg, de muito boa apresentação e bravo. Nesta lide conseguiu chegar ao público no momento em que cravou o primeiro comprido. Foi uma lide triunfal, à qual o público reagiu com muita emoção, tal como era esperado.

Pelo Capítulo das Ramagens, abriu a tarde o GFA de Santarém, com o forcado Fernando Montóia a sair lesionado ao primeiro intento, sendo a pega dobrada por Ruben Giovetti, que consumou a pega à primeira tentativa. A segunda pega deste Grupo ficou a cargo do forcado António Taurino, que consumou esta pega rija ao segundo intento. Para terminar a tarde do Grupo “da casa”, entrou na arena o forcado Francisco Graciosa, que terminou a tarde do seu grupo com uma pega de alta qualidade consumada ao primeiro intento.

Pelo GFA de Vila Franca de Xira, abriu a tarde o cabo do grupo, Vasco Pereira que consumou uma boa pega à segunda tentativa. Seguiu-se o cara Rui Godinho que consumou a pega ao primeiro intento. A tarde terminou com o forcado de Vila Franca Francisco Faria a mostrar a garra que tem, consumando uma pega à terceira tentativa.

Dirigiu os festejos o estreante Diretor de Corrida Marco Cardoso, assessorado pelo Veterinário José Luís Cruz.

Todos os cavaleiros e forcados, de forma merecida, deram a volta à arena. O Responsável pela Ganadaria Cunhal Patrício deu a volta também após a lide do quinto toiro da ordem.

Passou-se assim uma excelente tarde de toiros, daquelas que todos os aficionados já tinham saudades.

Santarém foi sem dúvida uma Praça Maior!

Texto: ANA SILVA

Fotos: ARMANDO ALVES