Periodicidade: Diária - Director: Armando Alves - 27/04/2024.
 
 
FEIRA TAURINA DE ABIUL 2019
FEIRA TAURINA DE ABIUL 2019
04 de Agosto de 2019





Abertura da grande feira taurina!
Na primeira corrida da Feira taurina de Abiul de 2019, que sempre se realizou da parte da tarde e, este ano por aposta da organização passou a realizar-se em horário noturno, estiveram em cartel o Rejoneador Andy Cartagena e os cavaleiros Manuel Telles Bastos e Luís Rouxinol Jr.. As pegas dos seis exemplares da Ganadaria António Charrua ficaram a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense. 
 
Andy abriu a noite frente a um toiro de 600 kg com poucas notas de bravura. Esteve bem nos compridos, tal como nos curtos, conseguiu cravar bons ferros e transmitir muita emoção ao público (foi o cavaleiro mais aplaudido da noite) com muitas piruetas mesmo à cara do toiro. Terminou a sua primeira atuação com um ferro em sorte de violino bem conseguido, mas apenas à segunda tentativa. 
Foi Vasco Ponce do GFA de Montemor que consumou esta pega ao primeiro intento. 
 
Manuel Telles Bastos começou a sua primeira lide com três ferros compridos de grande categoria. Lidou um toiro de 540 kg com pouca força. Nos curtos andou a bom ritmo e harmonioso, conseguindo cravar bons ferros, en su sitio e ao estribo. Pelo GFA da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, César Augusto consumou à terceira tentativa. 
 
Rouxinol Jr. Defrontou-se com um animal de 625 kg. Cravou três ferros compridos, dois deles muito bons. Nos curtos, montado no Douro andou ritmado e com a classe a que já habituou o público. Conseguiu cravar ferros curtos de grande categoria e terminou com um palmito muito bom, gravado a pedido do público. Pelo GFA de Montemor, Bernardo Dentinho consumou a pega ao primeiro intento. 
 
Após um intervalo de 10 minutos, regressou à arena Andy Cartagena que cravou dois bons compridos e andou também nos curtos, conseguindo levar muita emoção ao público. Cravou dois violinos excelentes e terminou com dois bons ferros de palmo. Pelo Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Tomás Ortiz consumou a pega à segunda tentativa. 
 
Manuel Telles Bastos, frente a um toiro de 595 kg cravou compridos de grande qualidade e curtos também muito bons. Mais uma vez mostrou em Abiul a sua toureria e classe. Terminou com um ferro de destaque, mas a pedido do público cravou mais um, de praça a praça que resultou num bom ferro, cravando após uma batida ao píton contrário. Vasco Carolino do GFA de Montemor consumou a pega ao primeiro intento e partilhou a volta à arena com o cavaleiro e o representante da Ganadaria António Charrua. 
 
Rouxinol Jr. recebeu o seu segundo oponente, de 610 kg com uma sorte Gaiola muito bem conseguida, cravando um ferro excelente mas que infelizmente terminou com um toque na montada após o toiro não se desligar do cavalo a partir do momento da cravagem. Nos curtos andou em bom tom, ritmado e harmonioso. Cravou bons ferros e chegou facilmente ao exigente público de Abiul. Terminou a sua noite com dois palmitos, um deles cravado em sorte de Violino, ambos maravilhosos. Para a última pega, pela Tertulia Tauromáquica Terceirense, foi à cara Francisco Matos que consumou ao primeiro intento.
 
Fotografias de JOÃO RODRIGUES de CARVALHO
Crónica de ANA SILVA